Tanto para o mercado B2B e B2C, o processo de compra é uma das etapas mais importantes – se não, a mais importante. Com essa realidade atual, empresas de todos os setores optam por acelerar o crescimento e impulsionar a produtividade com foco no setor de vendas. Neste quesito, a tecnologia é uma grande aliada, ainda mais combinando com o Salesforce Sales Cloud, CRM nº1 no mercado. 

A ferramenta ajuda a maximizar a produtividade, adquirir insights valiosos com a visibilidade de dados e otimizar processos de vendas, que sempre se expandem junto com os negócios. Neste conteúdo vamos explicar o que é o Sales Cloud, como utilizá-lo, grandes vantagens e ainda trazer dicas para aumentar suas vendas com tecnologia. 

O que é Salesforce Sales Cloud?  

O Salesfoce CRM possui diferentes frentes, como para o setor de marketing e de atendimento ao cliente. A ideia é conectar setores que possuem correlação de atividades e facilitar a visão do negócio, desde processos básicos até níveis complexos de personalização para impactar leads e clientes.  

Assim há também o Salesforce Sales Cloud, que é uma ferramenta totalmente dedicada a digitalizar todos os processos de vendas. Ao invés de depender de planilhas, ferramentas digitais descentralizadas, papéis e processos manuais, é possível criar todas as etapas da rotina de vendas na plataforma.  

Principais funções do Sales Cloud 

Sobre gestão do Sales Cloud, alguns serviços são:  

  • Gestão de atividade: seu time gerencia facilmente e sincroniza os e-mails e atividades de engajamento no software de gestão de vendas da Salesforce e ainda adquire uma visão completa dos clientes. 
  • Gestão de leads: importante estar onde seus compradores estão, por isso no Sales Cloud os vendedores conseguem acompanhar negociações em todos os canais e gerenciar a rotina criando tarefas. 
  • Gestão de contas: indicar bons negócios dentro da ferramenta torna o caminho mais fácil para vender mais, portanto é possível personalizar e filtrar diversas informações do que foi coletado.  

No quesito visibilidade de dados algumas funções são:  

  • Forecast Management: atualmente informação é tudo, e o quanto mais rápido seu time absorve o cenário, mais fácil é gerenciar as vendas. Com o Sales Cloud os dados são atualizados em tempo real.  
  • Planejamento de pipelines: Seu time terá pipelines sólidos em uma única tela. Dessa forma é simples encontrar lacunas, já que há visualizações de gráficos incorporados.  
  • Relatório e dashboards: Seu time tem visão clara de volume de leads, taxas de conversão e cada detalhe do pipeline, personalizando todos os dados e inserindo-os nos dashboards.  

E por fim, outra principal torre do Sales Cloud está na automação dos processos. A automação vem para mudar a realidade dos processos manuais e uso de planilhas, trazendo funcionalidades como:  

  • Automação de fluxos de trabalho: faça processos dinâmicos de forma simples. Seu time também cria automatizações de processos de vendas complexos, atribuindo informações específicas. 
  • Aprovações de orçamentos e contratos: planejamento de orçamento em minutos e com recursos integrados. As aprovações podem ser automáticas para manter o andamento das negociações sem interferências. 
  • Colaboração e otimização: informações atualizadas de qualquer lugar e momento para auxiliar a equipe toda. É possível replicar estratégias de vendas e ganhar tempo. 

Sales Cloud é um CRM em vendas?  

Sim, totalmente na nuvem para dar mais dinamicidade e rapidez na visualização de dados e tomada de decisões, seja para criar estratégias quanto otimizar as já existentes. Quando falamos em Salesforce, o Sales Cloud é a ferramenta principal do CRM (Customer Relationship Management) e que foi construída primeiro. 

Tanto o marketing cloud quanto o service cloud são módulos externos, advindos de outra empresa, mas que conectam diretamente ao Salesforce. A ideia é agilizar o gerenciamento do primeiro contato até a compra, tudo isso de forma online, sem a necessidade de uma tecnologia implantada localmente na sua empresa. 

Assim, com o CRM é possível gerir desde leads, oportunidades, até efetivar ordens de pedidos, entre outros processos. É uma ferramenta inteiramente customizável e integra todas as informações do consumidor/cliente em um único local.  

Quais as principais características dos serviços oferecidos na nuvem?  

Antes explicar o serviço na nuvem, é preciso entender a história da computação. Conhecida como cloud computing, esta tecnologia permite o acesso a recursos, softwares e arquivos conectados a internet. Assim, é uma tecnologia na nuvem, sem a necessidade de fazer instalações nem se conectar a um computador pessoal ou servidor local.  

Essa nova forma de estruturar servidores se tornou comum graças a serviços alocados em diversos pontos do mundo, que garantem o bom funcionamento e segurança dos servidores online. São empresas como a Amazon, a Microsoft e o Google.  

De acordo com dados coletados pela Gartner e publicados em 2021, espera-se que, até 2025, 85% das empresas estejam utilizando serviços de computação em nuvem. Ainda em 2024 os gastos globais com serviços de nuvem pública totalizarão US$ 679 bilhões, mostrando crescimento em relação a 2023. 

Algumas características principais que se diferem de servidores on-premises: 

  • Redução de custos com instalação, infraestrutura e manutenção de servidores 
  • Maior segurança dos dados, pois há automatização do backup, evitando perder dados.  
  • Acessos simultâneos de qualquer lugar e dispositivo conectado à internet. 
  • Há uma preocupação maior com servidores locais quando o assunto é sobrecarga e espaço disponível. Um CRM na nuvem não precisa se preocupar com nada disso.  

Os principais módulos Salesforce conectados ao Sales Cloud 

O setor de vendas tem um papel fundamental dentro de uma organização, e suas tarefas diárias afetam outras áreas, como o Marketing, atendimento e questões administrativas – como contabilidade, financeiro e jurídico. Mas, como é a relação dentro do Salesforce? 

Marketing Cloud  

Diferentes empresas preferem que os setores que precisams e comunicar o tempo todo estajam inseridas no mesmo ecossistema tecnológico. Assim, o Marketing Cloud, junto ao Sales Cloiud, facilita os processos, já que os dois setores conseguem trocar dados e visualizar resultados em um único lugar.  

Por exemplo, campanhas de marketing são compartilhadas com as estratégias de vendas, com as duas áreas se potencializando entre si, seja um negócio B2C ou B2B. Estratégias como ABM e Geração de Demanda e inbound marketing são construídas em conjunto. 

Para essa conexão no Salesforce, alguns conectores são utilizados para sincronizar as informações entre as duas plataformas, facilitando a tomada de decisão, dinamicidade nas atividades e comunicação em dia para que os resultados sejam alcançados.  

Service Cloud  

Com o Service Cloud a empresa tem um ciclo completo de plataformas – aquisição de contatos, vendas e atendimento ao cliente. O setor que trabalha com o Service Cloud lida com NPS, SLAs de atendimento, abertura de chamados – tanto para suporte técnico quanto questões financeiras – e fidelização (customer sucess).  

Ao utilizar a plataforma da Salesforce, todos os processos se integram com vendas, facilitando também as atividades de quem faz atendimento. 

Data Cloud   

Ter um banco de dados seguro é fundamental para permitir filtrar e criar relatórios e jornadas personalizadas com SQL da Salesforce.  

Para os times é um grande diferencial de BI, pois com tudo integrado aos clouds da Salesforce, os profissionais conseguem ver dados amplos e de atividades que se relacionam entre áreas, principalmente marketing, vendas e atendimento ao cliente.  

Diferenciais da gestão de vendas do Salesforce Sales Cloud 

Existem algumas características da plataforma Salesforce que são consideradas diferenciais no mercado. Vejamos alguns benefícios do Salesforce Sales Cloud:  

Benefícios Sales Cloud O que faz 
Aumento na produtividade do time O Sales Cloud simplifica tarefas de vendas, como gerenciamento de leads, acompanhamento de oportunidades e registro de atividades. Isso libera um tempo valioso para que os vendedores se concentrem em fechar negócios.   
Gestão do pipeline de vendas A ferramenta oferece uma visão clara do pipeline de vendas, trazendo visualização de negócios potenciais, acompanhamento do progresso e previsões de receita. O time pode priorizar leads e oportunidades com base na probabilidade de conversão.   
Maior colaboração O time passa a ter mais colaboração entre si ao utilizar o Sales Cloud, além de facilitar a comunicação com outras equipes (marketing e suporte ao cliente), já que é possível compartilhar dados livremente. Crie notas internas, feeds de atividades em equipe ajudam a garantir que todos estejam na mesma página. 
Melhore o relacionamento com clientes O Sales Cloud permite armazenar dados abrangentes sobre clientes, acompanhar interações e personalizar seu contato. Isso traz melhores índices de NPS com os clientes.   
Decisões baseadas em dados Tenha relatórios e análises poderosos com o Sales Cloud. Você terá insights sobre o desempenho de vendas, identificação de tendências e otimização de suas estratégias.   
Acesso móvel Com o app da Salesforce, sua equipe de vendas pode acessar dados de clientes, gerenciar oportunidades e fechar negócios de qualquer lugar, garantindo que nunca fiquem fora do loop.   
Integração com outras ferramentas O Sales Cloud integra-se perfeitamente com outros produtos da Salesforce e várias aplicações de terceiros, através da API, criando um verdadeiro ecossistema. 

Passos para otimizar a estratégia de vendas  

Apesar da tecnologia ser uma grande aliada para o crescimento do negócio, há também outras formas de dedicação para aumentar os resultados. Vamos explorar um pouco estes passos secundários, mas igualmente importantes. 

Faça ou reveja o quadro de metas de vendas 

 
Toda empresa precisa de metas para alcançar, criando mecanismos de motivação para que as equipes cheguem lá. Em vendas isto é ainda mais forte. Procure definir metas que não sejam tão fáceis nem tão difíceis, afinal, precisam ser números realistas.  

Mas pense que precisam ser metas desafiadoras para manter os vendedores engajados. Além disso, é essencial levar em consideração os outros departamentos da empresa que estão direta ou indiretamente relacionados ao setor comercial, pois as metas serão afetadas também. 

Monte um cronograma comercial  

O seu processo de vendas deve ser simples e economizar seu tempo, e não o contrário. Quanto mais tempo você investir, mais você deve lucrar.  

Por exemplo:  

Quanto mais negociações você for capaz de mover pelo funil, quanto maiores essas negociações forem, quanto maior a chance de fechamento e quanto menos tempo leva para conquistar um cliente, maior é a sua receita (e o lucro). 

Monte um cronograma de quanto cada etapa deve demorar – em média – e faça comunicações regulares não apenas com quem está próximo de fechar, mas contas que são potenciais de manter um nível de proximidade, afinal, a maioria das pessoas não compra logo de cara. A mesma lógica se traduz para negociações complexas, como acontece em alguns casos no B2B.  

Estude novas técnicas comerciais 

Com o crescimento do formato que negócios são feitos desde a entrada do século XXI, novas técnicas surgiram. Nada de ligações invasivas ou disparo excessivo de e-mails. Veja se está na hora do seu time aprender alguns novos métodos, como: 

  • Método de venda consultiva 
  • Método de venda científica 
  • SPIN Selling 
  • Venda em formato Challenger 
  • Método da Receita Previsível  
  • Modelo Sandler 
  • Técnica Lean Sales 
  • Método SNAP 
  • Modelo FAB 
  • Venda em AIDA 

Aprimore seu CRM de vendas  

Há casos em que rever seu próprio software é um caminho viável, já que ter um suporte de uma equipe especializada em Salesforce irá ajudar seu time de vendas e rever todos os processos e atividades possíveis dentro da ferramenta.  

Assim como será mais fácil de utilizar novas funcionalidades ou novas integrações. Mais visiblidade de dados para o seu time, mais facilidade no uso da ferramenta e ainda utilizando todo o potencial de uma robusta plataforma como a Salesforce 

Procure por uma consultoria homologada Salesforce, como é o caso da Weenow, partner da Salesforce e com metodologias claras de entrega, como Análise Humana de Negócio (AHN) e metodologias ágeis para entregar cada etapa do projeto. Conheça nossos serviços. 

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Última atualização: 27/11/2024