A gestão do relacionamento com o cliente se tornou um grande diferencial para os negócios desde a virada para o século XXI. Daí veio a força para as empresas entenderem o que é Salesforce e utilizarem essa ferramenta como uma solução para aproximar empresas e pessoas.
A partir de então a Salesforce se tornou a maior plataforma de CRM integrada que oferece a todos os departamentos uma visão única e compartilhada de cada cliente. O surgimento do Salesforce veio a partir do entendimento que processos na nuvem fazia muito mais sentido do que formatos locais e lentos.
Essa ideia fez com que a Salesforce repaginasse como as empresas funcionavam internamente. Na década de 1960, por exemplo, era comum as empresas utilizarem muito papel, seja para anotar contatos, seja para planejar estratégias e anotar informações importantes sobre vendas, clientes e ações internas.
Com um serviço na nuvem, todos esses dados que facilmente eram perdidos no papel, passaram a integrar online e facilitar a vida de vendedores, marketeiros e atendentes.
Desde então a Salesforce evoluiu tecnologicamente falando para cada vez mais impactar o relacionamento com os clientes, assim como conectar potenciais leads com a jornada de compra de um produto ou serviço.
Neste conteúdo vamos entender todas as funcionalidades do Hub Salesforce e como a plataforma pode ajudar seu negócio se bem acompanhada e configurada. Continue a leitura!
Como a Salesforce conecta potenciais clientes com seu negócio
A Salesforce é formada por uma série de softwares que perpassam por todo o ciclo de um negócio, de marketing a inovação com uso de aplicativos, do atendimento a controle de toda jornada de vendas e do cliente.
Basicamente, com as funcionalidades é possível realizar processos como:
- Atrair mais compradores com uma estratégia de marketing personalizada com o marketing cloud.
- Conquistar mais clientes conhecendo suas necessidades e preocupações com o sales cloud.
- Atender às expectativas dos seus clientes oferecendo experiências incríveis de compra com o commerce cloud.
- Responder rapidamente aos problemas de suporte ao cliente em qualquer canal com o service cloud.
- Automatize tarefas demoradas criando aplicativos personalizados no hub de aplicativos.
A utilidade dessas ferramentas não é simplesmente para facilitar a operação, automatizando tarefas e possuindo maior controle sobre todas as etapas. Softwares por si só possuem uma quantidade enorme de dados, o grande diferencial está em saber utilizar estes dados e fazerem eles contarem uma história verídica de seus clientes e leads.
O Hub de ferramentas
O Customer 360 da Salesforce inclui aplicativos de marketing, vendas, comércio e serviços para ajudar a impulsionar os negócios – além do Slack para conectar clientes, equipes e parceiros. É um CRM completo e robusto, em que é possível configurar e criar infinitos processos e atividades de toda a empresa.
Exemplos práticos do uso das ferramentas
Para facilitar o entendimento do que é possível realizar com uma ferramenta como a Salesforce, traremos 2 exemplos práticos. Um deles diz respeito à conexão entre Data Cloud com o Marketing Cloud e Sales Cloud.
3 passos rápidos que provam que utilizar o sistema Salesforce traz melhores resultados:
- Utilize o Data Cloud para capturar leads e acompanhar todos os passos para nutrição, filtrando cada tipo de lead para os setores de vendas e marketing;
- Crie alertas no Sales Cloud com os dados coletados para o time de vendas, dessa forma facilita a comunicação interna e externa, onde todos sabem quem são os leads, em que etapa ele está e quais comunicações recebeu, com notificações em tempo real.
- Utilize automações com IA da Salesforce – utilizando cpq e o Einsten – para criar pontuações para cada lead que entrar na base de contatos, levando em consideração interesses que possuem. Dessa forma é possível utilizar estratégias no Marketing Cloud para impactá-los corretamente e torná-los mais próximo da compra.
Outro exemplo prático é focado em potencializar o Branding Marketing utilizando o Salesforce para explorar planos e ações de marca. Atualmente consumidores e clientes querem mais da marca por uma questão de confiança.
Assim, utilizando os dados que a ferramenta da Salesforce é capaz de capturar, as equipes podem criar diversos testes a partir do comportamento e como questões emocionais impactam os clientes da base de contatos.
A partir desta análise estratégica, no Marketing Cloud da Salesforce é possível criar diferentes jornadas para grupos específicos, personalizando experiências. Seja jornada de emails ou criação de conteúdos – vídeos, ebooks, infográficos, pesquisas etc – focados na necessidade e desejo dos leads.
Dessa forma sua marca passará mais confiança e mostrará preocuipação real com a experiência de leads e de clientes que já compraram seu produto ou solução.
Por que a Salesforce é considerada a melhor plataforma de CRM do mercado?
De forma resumida, CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management, e neste quesito, a Salesforce é uma ferramenta extremamente robusta e completa para realizar as práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.
As plataformas de CRM são consideradas as mais tecnológicas e importantes disponíveis para empresas. Com ela, sua empresa gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local, tudo com informações coletadas pela ferramenta.
Isso porque o software da Salesforce garante uma gestão 360º de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato. É importante entender que em pleno século XXI estamos na era do cliente, da transformação digital, das novas tecnologias.
Por isso o relacionamento entre empresas e consumidores também evoluiu, levando a um novo conceito conhecido como experiência do cliente. O sistema Salesforce tem como objetivo ser centrado no cliente.
Entenda com mais detalhe o que significa a visão 360:
- Visão 360 graus do cliente: Esta funcionalidade permite uma visão completa das interações, preferências e histórico do cliente, ajudando as empresas a criar experiências personalizadas que aumentam a lealdade e o valor vitalício do cliente
- Eficiência de vendas: O Salesforce Customer 360 melhora os processos de vendas através de ferramentas de gestão de leads e oportunidades, previsão de vendas com base em análises AI, e ferramentas de colaboração para a equipe
- Estratégias de marketing eficazes: A plataforma facilita a criação de campanhas personalizadas e baseadas em dados, gestão de jornadas do cliente através de múltiplos canais e rastreamento do ROI em tempo real
- Serviço ao cliente personalizado: Inclui gestão de casos, portais de autoatendimento e análises de serviço para melhorar a satisfação do cliente e reduzir a rotatividade
- Engajamento do cliente: A plataforma oferece experiências consistentes em todos os pontos de contato do cliente, insights aprimorados sobre os clientes e aumenta a lealdade através de interações personalizadas e recompensas
- Tomada de decisões baseada em dados: Proporciona análises em tempo real, insights preditivos através de AI e uma plataforma centralizada de dados do cliente
- Eficiência operacional: Automatiza tarefas rotineiras, integra-se com outros sistemas empresariais e é escalável para atender às necessidades de crescimento do negócio
Com uma plataforma Salesforce, sua empresa aumenta os resultados como:
Como funciona o suporte da Salesforce?
Ao adquirir a licença, a equipe da Salesforce oferece treinamentos aos colaboradores, para que eles sejam capazes de utilizar as ferramentas com o seu máximo potencial. São até 3 meses de suporte após o início da implementação.
Dessa forma, nesse período, ocorrerão a correção de bugs e problemas no desempenho das plataformas, além de possíveis ajustes para atender especificamente o seu tipo de negócio.
Portanto, não esqueça de fazer um planejamento prévio para saber as prioridades, e como a ferramenta deve ajudar o time, já que a quantidade de funções e configurações são inúmeras.
Após 3 meses, empresas homologadas, consideradas Salesforce Partners, como é o caso da Weenow, realizam todo o suporte, configuração e apoio para potencializar a ferramenta. São ações focadas em funcionalidades existentes ou com novos aplicativos adquiridos da provedora.
O desenvolvedor Salesforce
Responsáveis por toda a programação do sistema, os desenvolvedores Salesforce implementam e realizam toda a manutenção de aplicativos e tecnologias disponíveis – como o Slack, Mulesoft e o Tableau, por exemplo.
A função destes profissionais possibilita que as organizações aprimorem a experiência com seus clientes, seguindo as boas práticas da ferramenta Salesforce.
Estes desenvolvedores podem ser arquitetos ou arquitetas que projetam aplicativos, ou especialistas de implementação. Existem algumas qualificações que tornam desenvolvedores especialistas em Salesforce, utilizando apex e outras linguagens.
Além disso, é preciso ter e/ou adquirir conhecimento nas seguintes áreas:
- Modelagem, gestão e segurança de dados;
- Desenvolvimento de plataformas;
- Developer console;
- Customização de aplicativos no Salesforce;
- Framework do Salesforce Lightning;
- Conceitos de Visualforce;
- Conceitos de soluções de busca;
- Linguagem de consulta Salesforce;
O consultor Salesforce
Quando falamos de um consultor de Salesforce, estamos falando de um prestador de serviço que irá te ajudar sua empresa a alcançar os resultados e fazer valer o investimento na Salesforce. Assim, tudo que for necessário configurar, ele o fará de acordo com as necessidades específicas dos times e do seu negócio.
Os consultores possuem a capacidade de conectar as necessidades com as opções tecnológicas que a ferramenta entrega. Essa flexibilidade garante soluções criativas que transformam os negócios.
Neste caso, conte com consultores de empresas homologadas da Salesforce, como é o caso da Weenow também, pois atestam a eficiência e garantem o resultado.
Consultoria Salesforce 360º
Um dos grandes pontos de contar com uma consultoria Salesforce é ter soluções de CRM Avançadas
Com os especialistas sendo apoio para seu negócio, sua empresa passa a ter metas mais claras, facilitando o alcance de resultados. Através de uma consultoria especializada em Salesforce, sua empresa ganha autonomia, aproveitando todas as oportunidades oferecidas pelo CRM.
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