O maior CRM do mercado conta com algumas torres conhecidas como principais. Uma delas é a chamada Marketing Cloud Salesforce, que ajuda você a valorizar cada momento da jornada do cliente e da sua base de prospectos.
Este sistema possui um conjunto de ferramentas que não só facilitam as tarefas do time, como se conectam entre si dentro do CRM. É uma forma de integrar dados próprios de clientes e potenciais clientes, além de gerenciar e automatizar campanhas de marketing.
São diferenciais importantes para a realidade atual do mercado de trabalho, em que a transformação digital é fundamental para se relacionar com clientes, obter mais lucros e ter maior reconhecimento da sua marca.
Neste conteúdo vamos explicar o que as empresas fazem com a quantidade de informações obtidas com o Marketing Cloud Salesforce. Assim como os tipos de personalização, as automatizações e os insights sobre custos, com o objetivo de trazer crescimento para o seu negócio.
O que é Salesforce Marketing Cloud
O Marketing Cloud Salesforce é uma plataforma de marketing digital completa, possuindo um conjunto de processos que facilitam a vida dos profissionais da área. Além disso, é uma ferramenta que é alimentada por IA e focada no Customer 360, ou seja, atravessa todo o ciclo da jornada do marketing.
Com a tecnologia, os profissionais de marketing podem filtrar o público-alvo, criar personas e ICPs, assim como enviar mensagens personalizadas, acompanhar o desempenho da campanha, atrair leads e contas.
São funções que contribuem ainda para otimizar ações através de informações em tempo real. Isso significa que o marketing Cloud está presente em que cada momento para que o marketing auxilie na fidelização dos clientes, no aumento de usuários interessados, assim como facilitando o fechamento de novos contratos.
A Salesforce é conhecida por sua excelência e expertise em tecnologia na nuvem, e quem atesta isso é a Gartner, mostrando que a plataforma é líder quando se trata de organização de dados de clientes.
Esse diferencial torna a plataforma Salesforce essencial para a rotina de diferentes empresas e setores.
Como as empresas podem utilizar o marketing cloud Salesforce no dia a dia?
Existem ao todo 5 grandes áreas que compõem o Marketing Cloud Salesforce, consideradas fundamentais para garantir recursos aos profissionais de marketing. Cada um atende aspectos específicos do marketing digital, mas, quando se juntam coletivamente, formam uma ferramenta completa.
Os principais produtos do Marketing Cloud são:
- Data Cloud for Marketing (plataforma de dados do cliente),
- Personalization (melhores próximas ações em tempo real),
- Engagement (e-mail, dispositivos móveis, publicidade, jornadas e gerenciamento de fidelidade),
- Account Engagement (alinhamento de marketing e vendas, geração de leads e ABM)
- Intelligence (insights de desempenho, análises e relatórios).
Através deles é possível aplicar muitos processos e garantir melhores resultados. Vamos mostrar algumas utilizações possíveis dessas funcionalidades nos próximos tópicos.
Acompanhamento da jornada do cliente
Com o Salesforce é possível criar e entregar jornadas do cliente personalizadas, com o objetivo de melhorar o engajamento. O foco em conversões em todo o ciclo de vida também acontece, facilitando a criação de campanhas para a jornada de leads que entraram na base de contatos.
Existem ferramentas simples que facilitam a gestão do cliente, como a feature de arrastar e soltar blocos – click and drop -, para agilizar a criação de jornadas de comunicação. São tecnologias baseadas em IA, que participa de um único fluxo de trabalho.
Além disso, é fácil acionar ações automatizadas de acordo com a experiência do usuário, como pós-compra ou vendas cruzadas, usando dados de SQL ou através de eventos via API.
Com tudo isso, otimizar a experiência de cada indivíduo se torna mais preciso, pois a Salesforce usa dados do cliente em tempo real, garantindo a relevância em todas as etapas.
Gestão de leads no Marketing Cloud Salesforce
Uma ferramenta como a Salesforce é completa o bastante para gerir todos os contatos da sua empresa, classificando e pontuando leads – o chamado lead score. Dessa forma, o time de marketing e vendas pode alimentar rapidamente esses leads para qualificação, entendendo se os prospectos estão ou não prontos para fechar uma compra.
Quando estes usuários não estão prontos para compra, as campanhas de marketing passam a fazer mais sentido para alimentar estes leads com conteúdo personalizado, entregando valor e reconhecimento da marca da sua empresa.
É através da gestão de leads que sua empresa torna os pontos de contato da jornada mais relevantes e rápidos. Por exemplo, utilizando o Data Cloud para ativar públicos de acordo com o canal que os usuários foram impactados.
Assim, é possível definir quais conteúdos e a frequência necessária para cada tipo de perfil de lead. Se, por exemplo, seu negócio for da área educacional, é possível acionar ações comunicativas para lembrar os leads quais cursos eles ainda não fizeram na plataforma digital.
Na gestão de leads do Marketing Cloud Salesforce ainda dá para atualizar jornadas de acordo com as informações mais recentes. Portanto, se algum comportamento mudar, é possível personalizar ainda mais as campanhas de marketing.
E por fim, é com a gestão de leads que o time de marketing cria páginas de destino – landing pages – e formulários rapidamente para impactar a audiência, assim como segmenta leads.
Campanhas de e-mail marketing
Já se sabe que o email não morreu e ainda é um canal fundamental para se comunicar e personalizar campanhas de marketing. Com o marketing cloud Salesforce, o time possui diversas formas de personalização de e-mails, aumentando a eficiência das campanhas com a utilização de IA.
Além da análise dos dados com extrema precisão e personalização de dashboards. Assim, seu time consegue enviar mensagens personalizadas e nos melhores horárioscom Open-Time Email Personalization, que pode otimizar um e-mail no momento da abertura com seções dinâmicas e mutáveis.
É possível escolher entre modelos pré-criados ou criar tudo do zero para seus clientes. Escolha o tipo da comunicação, independente se é comercial, transacional, de oferta ou mesmo educacional, a Salesforce possui uma biblioteca conveniente e consolidada de opções.
Integração de dados para criar estratégias de marketing
Decisões informadas são um poder e tanto para ser estratégico no marketing, então, aprimore suas iniciativas com análises robustas através do Intelligence do Marketing Cloud Salesforce.
Com ele seu time consegue visualizar todo o desempenho da jornada, com painéis integrados para otimizar campanhas em e-mails, dispositivos móveis e anúncios publicitários.
O sistema possui fáceis recursos de filtragem, classificação e agrupamento de dados, possibilitando que você crie relatórios específicos e tenha insights para partilhar com seu time. Os dados são riquíssimos para melhorar o desempenho de campanhas, impulsionar o engajamento e aumentar o valor de fidelidade do cliente – ou potenciais clientes.
Para facilitar as trocas de informações de ferramentas diferentes, o Marketing Cloud faz integração com o GA4 e outras plataformas de indicadores.
Personalização de campanhas para todos os canais de marketing
Com uma plataforma Salesforce robusta como o Marketing Cloud, o time de marketing consegue criar experiências personalizadas em cada interação. É uma personalização completa, de sites a experiências dentro do app, recomendações de produtos, envio de conteúdos e muito mais.
Nesta etapa de personalização a orientação a dados é um grande diferencial, criando KPIs de acordo com o canal, campanha e grupo de usuários. Indicadores como aquisição e retenção podem ser medidos para que a personalização seja ainda mais eficaz.
É possível ainda criar banners a pop-ups específicos de acordo com os interesses do usuário, podendo personalizar o tipo de produto ou serviço pensando no comportamento do cliente. Ou seja, a nível de teste, o processo de personalização garante precisão, permitindo otimizações como velocidade de navegação e outros detalhes.
São esses insights que facilitam a criação de mensagens e ofertas personalizadas, proporcionando taxas de conversão mais altas em seu site, app e outros canais – como email, redes sociais e formatos de anúncios.
A implantação do marketing cloud salesforce
A implantação do Salesforce Marketing Cloud envolve várias etapas para garantir que a plataforma seja configurada corretamente de acordo com as necessidades da sua organização. A etapa inicial é essencial para que toda sua empresa garanta bons resultados, não apenas de lucro, mas também de satisfação dos funcionários, que terão ferramentas ao seu dispor para criar sem estresse.
Levantamos os 7 principais passos envolvidos na implantação do Marketing Cloud Salesforce. Veja a seguir.
Planejamento
Qualquer escolha ou compra de uma nova solução, é fundamental entender quais as metas e objetivos que o negócio quer atingir no que tange ao marketing. Assim, fica muito mais fácil planejar as prioridades da ferramenta a ser implantada.
Veja também quais os principais canais que a empresa utiliza. É email, SMS, whatsapp, inbound marketing, formulários ou anúncios pagos? Identifique estes canais de marketing e faça um nível de priorização do que deve ser entregue primeiro e mais redondo possível – sem a necessidade de diversas reconfigurações – para uso do time.
Aproveite esta oportunidade também para determinar os tipos de campanha que deseja executar e como elas se encaixam na sua estratégia geral de marketing, principalmente se forem novas ideias ou novos produtos que precisam ser entregues.
Configuração inicial
Toda implantação passa pelas configurações básicas, como criação de uma conta no Salesforce Marketing Cloud, nome da conta, domínio de e-mail e informações de contato, para necessidade de suporte e segurança da conta.
Além disso, importante realizar a configuração relacionada às integrações com outras ferramentas do Salesforce. Sistemas externos também fazem parte desse procedimento, se aplicáveis.
Configuração de dados
Caso você tenha informações em outra ferramenta de CRM, é fundamental que você importe seus dados de contatos, leads e outros recursos relevantes para a plataforma Salesforce, assim você não perde nada do que já foi criado.
Já em caso de as informações estarem espalhadas em diversos lugares – em planilhas, de forma física em documentos e diferentes ferramentas, por exemplo – recomendamos realizar uma auditoria dos dados, digitalizar o que for necessário e fazer etapas de importação dessas informações para o Salesforce.
Importante ainda se certificar que os dados estejam limpos e formatados corretamente para uma segmentação eficaz dentro do marketing cloud.
Testes e validação
Antes de colocar suas campanhas para funcionar, teste todas as configurações e veja se todas as funções estão de acordo, garantindo que as ações do marketing não sejam barradas no momento oportuno.
Este processo de validação também demonstra se haverá necessidade de um suporte específico, em caso de erro nos testes.
Monitoramento e otimização
Monitore as campanhas a médio prazo para ver se não há maneiras de otimizar a ferramenta e melhorar a entrega para seus potenciais clientes. Essa reanálise é fundamental para observar a necessidade de manutenção, atualização ou suporte técnico.
Por vezes este monitoramento irá mostrar indicadores voltados para o setor de marketing, como como taxas de abertura, sessões, cliques e conversões. Mas se observar algo fora destes padrões, é possível que uma configuração técnica seja necessária.
Treinamento e capacitação
A plataforma Salesforce está sempre em evolução, por isso é importante que sua equipe esteja bem treinada. Assim será possível compreender os recursos e funcionalidades, até mesmo limitações. Ter a orientação correta sobre as melhores práticas também ajuda a atingir os resultados esperados do time.
Suporte contínuo de uma consultoria Salesforce especializada
Mantenha um suporte contínuo para resolver problemas, responder a perguntas e garantir que a plataforma seja utilizada de forma eficaz. Conte com uma consultoria Salesforce especializada e homologada, garantindo todas as etapas de compliance e apoio técnico para o que for necessário.
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