Escolher qual o melhor CRM é uma decisão que impacta diretamente no sucesso das operações de vendas e a eficiência do relacionamento com os clientes de uma empresa. Com o crescente uso de automações e a grande necessidade de gerenciar melhor os dados internos e coletados de clientes, a escolha do CRM ideal garante consistência e visão do negócio. 

De acordo com a Statista, a receita do mercado global de Customer Relationship Management (CRM) é projetada para alcançar mais de 89 bilhões de dólares em 2024. Dessa forma, Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) esperada é de 10,35% entre 2024 e 2029, resultando em um volume de receita de cerca de U$146 bilhões de dólares. 

O crescimento de investimento no setor é notável, mostrando que as empresas estão cada vez mais se preocupando com dados de clientes e potenciais clientes, processos e desburocratização da rotina. Nesse cenário, selecionar o CRM adequado para sua empresa é essencial para acompanhar o crescimento do mercado e garantir uma gestão de vendas eficiente.  

Os melhores CRM do Mundo  

O mercado de CRM é dominado por algumas ferramentas globais, como a Salesforce, Husbpot, Oracle, IBM e até mesmo a Microsoft. Mas também é um mercado que oferece opções para diferentes segmentos, nichos e tamanhos, com empresas como a RD Station, Zoho, Mailchimp e ActiveCampaign.  

De toda forma, esses sistemas são amplamente reconhecidos, seja por sua robustez, escalabilidade ou pela capacidade de atender às necessidades de diferentes tipos de empresas.  

Por exemplo, ainda hoje o líder do mercado é a ferramenta do Salesforce é amplamente utilizado por grandes corporações, principalmente por ser uma ferramenta que permite desenvolver grandes projetos e automações entre setores diferentes, como Vendas, Marketing, Suporte e Customer Success.  

Como definir qual o melhor CRM para minha empresa? 

Definir qual o melhor CRM para sua empresa depende de vários fatores, incluindo o tamanho do negócio, o tipo de produto ou serviço oferecido, e as necessidades específicas da equipe de vendas e setores correlatadas.  

Neste tópico vamos aprofundar nos três passos fundamentais para ajudar a identificar a ferramenta ideal para o seu negócio.  

Qual o tamanho do seu negócio? 

O primeiro passo para escolher o CRM certo é considerar o tamanho da sua empresa. Para pequenas empresas, que podem ter processos de vendas menos complexos e uma equipe enxuta, um CRM de fácil uso é mais adequado, pois ele oferecerá uma implementação simples e um conjunto de funcionalidades que pode ser expandido – ou trocado – conforme a empresa cresce.  

Por outro lado, para empresas de médio a grande porte, ferramentas como o Salesforce podem ser uma escolha melhor, devido à sua capacidade de personalização e à possibilidade de integrar múltiplos sistemas e dados, algo essencial para operações mais complexas.  

Sente-se com os setores que mais necessitam de um CRM e perceba suas dores, necessidades e a própria complexidade dos processos internos. Liste as prioridades e entenda se seu negócio é inicial, em processo de amadurecimento ou robusto o bastante para um CRM mais encorpado.  

Como é a ferramenta para organizar o pipeline de vendas?  

Para escolher um CRM que sirva para os objetivos da empresa, a organização do pipeline de vendas é uma funcionalidade que deve ser analisada. Resumidamente, uma ferramenta de qualidade deve permitir que o time de vendas visualize totalmente o progresso de cada lead e a performance de vendas, marketing e atendimento.  

Ferramentas capazes de personalização do pipeline saem na frente, pois permitem que as empresas adaptem os estágios da rotina às suas necessidades específicas.  

Se a interface para fazer essas mudanças for mais intuitiva e fácil de configurar, melhor ainda para equipes iniciantes ou empresas que não possuem time de TI para lidar com questões técnicas – a não ser que conte com ajuda de uma consultoria especialista.  

Criando e alimentando o funil de vendas  

Outro ponto do pipeline de vendas é como a ferramenta funciona quando é necessário fazer a manutenção de um funil de vendas, outro aspecto importante ao escolher um CRM. Um bom CRM deve oferecer ferramentas que ajudem a captar, nutrir e converter leads ao longo do funil de vendas.  

Se seu processo de vendas é simples, em que a venda não é complexa, um CRM que tem uma interface mais amigável e fácil de usar é mais recomendado. Por exemplo, o Salesforce oferece funcionalidades robustas para a gestão de funis, permitindo uma personalização detalhada, o que é ideal para empresas com processos complexos.  

Integração de Dados e Ferramentas  

A capacidade de integrar o CRM com outras ferramentas e sistemas externos já utilizados na empresa é uma peça importante para uma operação funcional.  

Softwares de CRM costumam trabalhar com APIs ou mesmo parcerias com outras empresas. Por exemplo a TOTVS comprando a RD Station e integrando com outros produtos, ou mesmo o Salesforce com o Slack.  

Em todo caso, as integrações facilitam a conexão com diversas plataformas de TI, o que é ideal para empresas que precisam de mais de uma ferramenta para realizar as atividades rotineiras – o que normalmente é o caso.  

Por exemplo, a equipe de vendas reporta seus dados para toda a empresa, mas afeta diretamente projetos e tarefas do marketing, operações e atendimento. Um CRM em gestão de vendas, mas que também oferece integração com sistemas de outros setores, é preferencial.   

Entre Hubspot e Salesforce, qual devo escolher? 

A decisão HubSpot vs Salesforce deve ser guiada pelas necessidades específicas da sua empresa. O HubSpot é ideal para empresas que buscam uma solução fácil de usar, com forte integração com o marketing e funcionalidades que suportam o crescimento do negócio. Ele pode ser uma boa pedida para pequenas e médias empresas que necessitam de um CRM intuitivo.  

Por outro lado, o Salesforce é mais adequado para empresas que precisam de uma plataforma altamente personalizável, capaz de suportar processos de vendas complexos e uma ampla gama de integrações com outros sistemas corporativos, como o Marketing Cloud, Data Cloud e Service Cloud. 

O Salesforce é a escolha preferida para grandes organizações que necessitam de uma solução que possa ser adaptada às suas necessidades específicas. Oferece ainda suporte para um grande volume de dados e operações de vendas, já que o Sales Cloud suporta muitas informações.  

Há também um outro fator para decidir entre os dois, que é o valor do investimento. Justamente pelo Salesforce ser um CRM extremamente completo e robusto, ele também é mais caro.

Se seu negócio está no início, por uma questão de custo-benefício, outros softwares podem ser mais adequados. Com o processo maduro, a transição no futuro para o Salesforce será mais proveitosa. 

E as diferenças entre implantação Salesforce e HubSpot? 

A implantação de um CRM pode variar significativamente em termos de complexidade, dependendo da plataforma escolhida, do plano, sistemas comprados e das necessidades da empresa.  

O Salesforce, por exemplo, geralmente requer suporte especializado ou uma equipe interna de TI para configurar e personalizar. Este processo pode incluir a personalização de dashboards, criação de fluxos de trabalho automatizados e integração com outros sistemas empresariais. Explicamos com mais detalhes em outro artigo, que falamos sobre a utilização do Salesforce

O HubSpot permite que as empresas configurem o sistema com relativa facilidade, sem a necessidade de grandes investimentos em suporte técnico. O processo de implantação é simplificado, tornando-o uma escolha atraente para empresas. Apesar disso, a plataforma não possui tantos recursos como o Salesforce.

Outra questão é que, dependendo da quantidade de dados que a sua empresa coleta e processa, a implantação do Hubspot também pode ser demorada.  

Potencializando Meu CRM Salesforce 

Uma vez que o Salesforce esteja implantado, há várias maneiras de maximizar o potencial da plataforma. Investir na personalização e integração da plataforma com outras ferramentas de negócios pode melhorar significativamente a eficiência operacional.  

São diversos hubs e clouds oferecidos pelo Salesforce que podem ser ajustadas de acordo com a demanda do time. Isso permite uma gestão de vendas mais eficaz e uma melhor experiência do cliente.  

Além disso, o Salesforce oferece extensões e aplicativos adicionais que são integrados para expandir ainda mais a operação central de gestão.

Escolher o CRM certo de fato não é simples, é preciso considerar muitos pontos. Desde demandas, quanto a equipe será adaptável para utilizar a ferramenta, assim como tempo de implantação, preço e conhecimento técnico.  

Porém, a escolha do Salesforce certamente traz uma vantagem competitiva significativa. Para sua utilização, conte com a ajuda da Weenow para impulsionar o crescimento do seu negócio. 

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Última atualização: 27/11/2024