Não é surpresa que o WhatsApp se tornou uma ferramenta essencial para estabelecer relacionamento com prospects e clientes, o que explica a crescente demanda pelo CRM integrado com WhatsApp nas equipes comerciais, especialmente para gestão de vendas e gestão de clientes.
Neste artigo, você vai descobrir como um CRM com WhatsApp integrado pode melhorar a performance da sua equipe, a experiência dos seus clientes e os resultados da sua empresa. Além disso, conhecerá as principais ferramentas para fazer a integração do Salesforce e WhatsApp. Boa leitura!
Por que ter um CRM integrado com Whatsapp?
Uma pesquisa conduzida pela Opinion Box reforça o enorme potencial de vendas que o aplicativo pode oferecer para os negócios, mostrando que 79% dos participantes utilizam o WhatsApp para se comunicar com empresas.
Além disso, 59% dos respondentes acham apropriado realizar compras de produtos e serviços através do WhatsApp.
A ideia é combinar o melhor dos dois mundos: o controle e organização do CRM com o poder de relacionamento do WhatsApp para empresas, criando um sistema de CRM com WhatsApp integrado.
Os CRMs são ferramentas essenciais para gestão de clientes, gestão de marketing e gestão de vendas. Sem eles, muitas empresas acabam perdendo o controle sobre seus processos, a inteligência de negócio e o acesso a uma base de dados bem estruturada.
Com o CRM integrado ao WhatsApp, você não só adiciona um novo canal de comunicação com o cliente, mas também ganha uma oportunidade valiosa de capturar leads de forma mais eficiente, otimizando seu CRM para vendas por WhatsApp.
Mas qual é a diferença entre utilizar um sistema de atendimento WhatsApp e integrar o WhatsApp ao CRM?
De forma objetiva, a integração do WhatsApp ao CRM permite que você mantenha todos os processos já estabelecidos no CRM, apenas adicionando um novo meio de contato. Já ao optar por um software de gestão de WhastApp separado, você corre o risco de perder a sincronia entre os contatos feitos e o funil de vendas.
Entre os principais benefícios de usar um CRM integrado com o WhatsApp, podemos destacar:
- Registro completo do histórico de negociações;
- Maior produtividade, com automações no envio de mensagens via WhatsApp;
- Integração direta com o funil de vendas;
- Capacidade de escalar o atendimento com o uso de mensagens automáticas.
Exemplo de caso: utilizando CRM para vendas por Whatsapp
A equipe de vendas pode usar a integração do WhatsApp com o CRM para enviar mensagens personalizadas com ofertas e promoções para clientes que demonstraram interesse em determinado produto.
Ao clicar no link da oferta, o cliente é direcionado para a página do produto no site da loja, e a equipe recebe uma notificação no CRM sobre o interesse do cliente, permitindo que entre em contato para finalizar a compra.
Para aproveitar ao máximo o CRM com WhatsApp integrado, é fundamental definir uma jornada do cliente que utilize o aplicativo de forma estratégica em cada etapa do processo.
Veja abaixo um formato de exemplo de uso:
Etapa da Jornada | Ação no WhatsApp | Objetivo |
Atração | Enviar mensagens de boas-vindas com link para conteúdo relevante (e-book, blog post, vídeo etc.). | Capturar leads e gerar interesse. |
Consideração | Enviar mensagens personalizadas com ofertas e promoções de produtos/serviços relevantes. | Qualificar leads e gerar oportunidades de venda. |
Decisão | Enviar mensagens com depoimentos de clientes, cases de sucesso e respostas a dúvidas frequentes. | Convencer o lead a realizar a compra. |
Retenção | Enviar mensagens de agradecimento pela compra, pesquisas de satisfação e ofertas exclusivas. | Fidelizar clientes e gerar novas compras. |
Advocacia | Incentivar clientes satisfeitos a compartilhar suas experiências positivas no WhatsApp e em outras redes sociais. | Transformar clientes em promotores da marca. |
Benefícios de utilizar CRM para Whatsapp
A integração entre CRM e WhatsApp traz inúmeros benefícios, que impactam diretamente na performance da empresa, desde a comunicação inicial com leads até o pós-venda e atendimento ao cliente.
Agiliza o envio de orçamentos, propostas e cotações
Ao centralizar todas as informações em um único sistema, o CRM integrado com o WhatsApp permite uma visão mais clara dos resultados do canal, seja de oportunidades de negócio, seja de comunicação em cada fase do funil de vendas.
Além disso, a comunicação se torna mais ágil e dinâmica, o que contribui significativamente para aumentar as chances de conversão e fechamento de negócios.
Consequentemente, aumenta as vendas
Um sistema de atendimento rápido com processos automatizados aumenta as chances de realizar boas vendas. Com a automação, as equipes de marketing e vendas ganham mais tempo para se concentrar em atividades estratégicas, mantendo a produtividade em alta.
Ordena o cadastro de clientes no sistema
Integrar o CRM é fundamental para profissionalizar o negócio. Com a conexão entre CRM e WhatsApp para empresas, é possível estruturar e padronizar os processos, resultando em maior otimização e um relacionamento aprimorado com leads e clientes.
Além disso, os relatórios se tornam mais eficientes e consistentes, oferecendo suporte estratégico à equipe de vendas que usam o Salesforce.
É mais um ponto de conversão de leads
Quando a página possui um botão de WhatsApp, as chances de converter o visitante em lead aumentam significativamente. Isso porque o usuário não precisa perder tempo preenchendo formulários, podendo iniciar o contato com apenas um clique.
Para a empresa, essa facilidade também é vantajosa, pois o lead é automaticamente inserido no pipeline do CRM, permitindo que a equipe de vendas explore o potencial desse cliente de forma mais eficiente.
Melhora o suporte e o atendimento ao cliente
Com a integração, todas as informações são centralizadas, mesmo que você utilize diversos canais de divulgação e seus clientes se comuniquem por diferentes plataformas. Isso torna mais fácil oferecer um suporte de qualidade, já que os dados ficam organizados em um único lugar.
Operadores do suporte, por exemplo, terão informações coesas e podem atender as dúvidas, reclamações e problemas dos clientes.
Como funciona a integração do Salesforce e Whatsapp?
A Salesforce, uma das plataformas de CRM mais populares do mercado, oferece integração com o WhatsApp Business API, permitindo que empresas conectem sua conta do WhatsApp à plataforma Salesforce e aproveitem todos os benefícios da integração.
Com a integração entre Salesforce e WhatsApp, você centraliza todas as conversas do aplicativo de mensagens diretamente nos hubs da Salesforce – como o Sales Cloud ou Marketing Cloud -, dentro do registro de cada cliente.
É uma forma de facilitar o acesso ao histórico de interações e permite uma visão completa do relacionamento e uma gestão de Whatsapp completa.
Além disso, você pode automatizar fluxos de trabalho para enviar mensagens, criar tarefas, atualizar registros e muito mais, com base nas interações no WhatsApp, otimizando o tempo da sua equipe.
A personalização da comunicação também é um ponto forte, já que é possível utilizar as informações do cliente no Salesforce para enviar mensagens personalizadas e relevantes no WhatsApp, criando uma experiência mais próxima e agradável.
Para completar, a integração com o Service Cloud Salesforce permite monitorar o desempenho do seu sistema de atendimento no WhastApp. Métricas importantes, como tempo de resposta, volume de conversas e taxa de resolução, o que contribui para a otimização das suas estratégias de atendimento.
Para integrar o Salesforce ao WhatsApp, você precisará:
- Criar uma conta no WhatsApp Business API: solicite acesso à API do WhatsApp Business e configure sua conta.
- Utilizar uma solução de integração: utilize uma ferramenta de integração, como o Mulesoft – que é da própria Salesforce, para conectar sua conta do WhatsApp Business à plataforma.
- Configurar a integração: configure a integração entre as plataformas, mapeando os campos e definindo as regras de automação.
- Começar a usar: após a configuração, você poderá começar a usar o WhatsApp integrado ao Salesforce para se comunicar com seus clientes e potenciais leads.
Implemente uma jornada de CRM no Whatsapp
O processo de implementação envolve mapear as jornadas dos clientes, configurar automações, treinar as equipes de vendas e atendimento, e monitorar os resultados.
Para ter sucesso na implementação da jornada, comece por definir seus objetivos e determinar os resultados que você busca alcançar. Por exemplo, é aumentar as vendas?Melhorar o atendimento ou fortalecer o relacionamento com o cliente?
Em seguida, segmente seu público no WhatsApp com base nos dados do CRM, como perfil do cliente, histórico de compras e interesses, para enviar mensagens mais direcionadas e relevantes.
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